sexta-feira, 28 de setembro de 2007

GABRIEL E GILBERTO COLAÇO: "New Skins"


Num aprimorado método gráfico, lidar com cores é um jogo para Gabriel e Gilberto Colaço. Tanto as pinturas como as instalações de objectos são exploradas numa nova perspectiva, na medida em que as superfícies dos elementos são alteradas, sendo criados novos padrões de cores, novas peles.
As figuras são subtraídas do seu contexto e da sua realidade, remetidas para uma nova dimensão, suportadas por uma justaposição fracturada. Desta forma, a sua segmentação e distorção surgem como uma reinvenção, uma sabotagem que encontra um paralelo nos momentos interrompidos por um filme desgastado.
As secções da figura, que podem apresentar sujeitos, amigos próximos ou objectos invulgares, criam assim fronteiras de trabalho nos quais participa o Gabriel ou o Gilberto. A dois, a intervenção dá-se a um nível tal que se transforma numa interferência, ainda que constantemente dependente de uma aprovação. Este processo de confrontação é sustentado por uma colaboração contínua de ideias e de experiências. O resultado do trabalho deles é acima de tudo o reflexo disso.

Catarina Lira Pereira

Sem comentários: